A equipe da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Unesc/Shield conquistou uma das vagas para as finais do Campeonato Brasileiro de Handebol Feminino Juvenil (Sub-18). A classificação veio através da Taça Sul, que foi disputada na última semana, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, em Criciúma. A competição iniciou na quarta-feira (20) e terminou no domingo (24) com a equipe da casa ficando em 3º lugar.
O técnico de handebol feminino da FME de Criciúma, Lucas Custódio, explica que apesar de serem apenas dois representantes por região do país, a equipe criciumense conseguiu a vaga devido a Torres (RS), campeã da Taça Sul, já ter vaga assegurada por ser a detentora da sede das finais do Campeonato Brasileiro, que será disputado entre os dias 20 e 26 de maio, em Novo Hamburgo (RS). A medalha de prata ficou com a equipe de Joaçaba (SC).
“Mesmo sem precisar disputar a Taça Sul, Torres optou por jogar para ter mais ritmo de jogo. O time delas é muito forte, inclusive, é a base da Seleção Brasileira da categoria, então, naturalmente, eram as favoritas na competição. Infelizmente, cruzamos com elas já na semifinal, então tivemos que buscar a vaga na disputa da terceira colocação. O título não veio, mas conseguimos o objetivo principal, que era a classificação. Agora, vamos trabalhar para chegar bem nas finais”, ressalta o técnico.
Seleção da Taça Sul
A equipe da FME de Criciúma/Unesc/Shield teve uma atleta eleita para a seleção do Campeonato Brasileiro de Handebol Feminino Juvenil (Sub-18). Mariane Pereira foi considerada a melhor armadora esquerda da competição. “Ficamos felizes com a conquista individual dela. É uma das jogadoras que vêm se destacando em nossa equipe, inclusive está na lista das 35 atletas em monitoramento pela Seleção Brasileira para o mundial da categoria deste ano. Com certeza, isso vai lhe ajudar”, destaca Custódio.