A atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/ACX-Criciúma/
Essa será sua terceira participação em Olimpíadas. Ela iniciou no esporte em 2012 com 14 anos e em 2016 foi convocada para a edição de Baku no Azerbaijão e em 2018 para Batumi na Geórgia. "Estou muito feliz por novamente poder compor a equipe do Brasil, especialmente nesse que é o maior evento da modalidade", destaca a atleta.
Segundo Kathiê, as participações em competições mundiais são a certeza de que investir no esporte e dedicação à modalidade valem a pena. "As participações em 2016 e 2018 foram muito marcantes para mim, então espero manter um bom ritmo de treinamento para conseguir bem representar o país em Chennai. Meu muito obrigada aos apoiadores por permitirem que eu continue me dedicando ao esporte", enfatiza.
Para o técnico da modalidade, Claudionor Pirola, a convocação é fruto de muito esforço e servirá como inspiração para os atletas. "Kathie é uma das melhores atletas do Brasil, servindo de inspiração e incentivo para uma nova geração de enxadristas que estão iniciando sua trajetória esportiva em Criciúma e região", afirma.
"Estamos muito felizes com mais essa vitória do esporte criciumense. Isso porque a Kathiê além de representar o município faz parte da equipe técnica de xadrez, onde suas experiências internacionais contribuem para a formação de novos atletas de xadrez de Criciúma", comenta o presidente da FME Criciúma, Neto Uggioni.