A partir de agora vamos abordar uma das três leis sistêmicas:
A Lei da Ordem/ Hierarquia é uma das ordens do amor de Bert Hellinger.
Parece simples notar que há uma hierarquia natural onde os mais velhos tem autoridade sobre os mais novos. Diante disto, a ordem pode ser vertical onde as bisavós vem primeiro que as avós e na forma horizontal onde os filhos mais velhos têm precedência sob os mais novos. Entre os irmãos não existe hierarquia, mas a ordem: o primeiro filho, o segundo e assim em diante. Por esta razão os mais velhos protegem os mais novos, não ao contrário.
Já no mundo empresarial o fundador tem precedência, numa empresa ele ocupa o primeiro lugar e funciona diferente da ordem na família. A empresa torna-se como um filho para seu fundador. Quando um irmão mais novo funda uma empresa e chama um irmão mais velho para assumir uma função de liderança há maiores chances de os papéis serem confundidos e gerarem conflitos, pois na empresa o fundador tem precedência. O irmão mais velho tende a se comportar como primeiro na empresa, este tipo de conflito dificilmente ocorre com irmãos mais novos.
Quando um líder é colocado numa empresa e chega por último, deve compreender que os colaboradores que pertencem a empresa merecem o respeito correspondente por terem chegado antes.
Um desrespeito pode ocorrer quando os pais atribuem aos filhos responsabilidades maiores do que lhes cabem, isto pode prejudicar o desenvolvimento dos filhos. Os mais novos não devem interferir nos assuntos dos mais velhos. Caso os filhos exerçam algum tipo de autoridade sobre os pais, isto pode desequilibrar o sistema familiar.
A violação da hierarquia é motivo de fracasso em muitas áreas podendo gerar desordem e conflitos entre os envolvidos. A hierarquia define o lugar de cada indivíduo, e do nosso lugar temos força!
Espero que você realmente aplique em sua vida estes ensinamentos e possa sentir a transformação, assim como eu senti. Permita-se!
Fonte: Leis Sistêmicas da Assessoria Empresarial de Bert Hellinger