Branding Imagem
Branding Imagem

GERAL

SEGURANÇA

Nova Central Semafórica de Criciúma já está em funcionamento

Sistema pode reduzir em até 25% o tempo médio para percorrer a Avenida Centenário em horários de pico

Mais um passo para tornar Criciúma uma cidade cada vez mais tecnológica e inteligente. Com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos nas principais vias urbanas do município, o Governo de Criciúma, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT)inaugurou, na última quinta-feira(05) a Central Semafórica. O sistema inovador foi implantado para substituir os equipamentos analógicos por modelos digitais e já está em funcionamento no Centro de Controle e Operações (CCO) na sede da Defesa CivilA partir desta semana, os motoristas que transitarem pelas vias da cidade poderão perceber a sincronização dos tempos de abertura e fechamento dos semáforos, que criam uma sequência de sinais abertos em efeito cascata.

A medida foi implementada para dar mais fluidez ao trânsito e segurança aos motoristas, 53 semáforos ao longo das vias urbanas da cidade receberam a tecnologia. Criciúma hoje pode se orgulhar, porque agora temos o melhor sistema de sincronização dos sinais em todo o estado de Santa CatarinaAntes, do bairro Próspera até o Pinheirinho, pela Avenida Centenário, o tempo médio para o trajeto era de 17 minutos. Hoje, com esse sistema 100% digital, o tempo vai diminuir para 12 minutos. O que representa uma redução de 25% do tempo médio na avenida principal e nas ruas perpendiculares”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Funcionamento da Central Semafórica

O controle do funcionamento dos semáforos será realizado, em tempo real, por técnicos de tráfego da Diretoria de Trânsito e Transporte. De acordo com Fagner Rodrigo Passig, representante comercial da empresa SSAT Sinalização, responsável pela implantação do sistema, a centralização permite que os planos semafóricos e as operações de tempos possam ser coordenados diretamente do centro de controle. “Foram fornecidos controladores, equipamentos novos e modernos, com atendimento normativo comprovado, processador de última geração. Além das telas de TV do CCO e o notebook servidor para hospedar esse software, os colaboradores receberam treinamento. A empresa é responsável pelo pacote de dados e de todas as atualizações e manutenções desse software”, explicaFagner pontua que essa é uma das etapas da implantação, e que, em breve, o sistema permitirá que outras etapas sejam implementadas, como por exemplo o acompanhamento do trânsito através de câmeras.

Esse é um sonho que se tornou realidade. A gente sai de uma parte analógica e entra com a parte digital. Antes, todos os dias, às 6h, os técnicos percorriam os semáforos da Avenida Centenário e toda a cidade para regular os relógios. Hoje, com a central digital, isso não é mais necessário. O prefeito me ligava ao longo do dia para dizer que algum semáforo estava intermitente ou com outro problema e, a partir de agora, os técnicos recebem, em tempo real, notificação de tudo que acontece aqui com os semáforos da cidade”, explica o diretor da DTTGustavo Medeiros.

Investimento

A implantação da Central Semafórica de Criciúma integra o Plano de Mobilidade Urbana Municipal, instituído pela lei n° 8511, de 14 de dezembro de 2023. O valor investido na obra é de quase R$ 2 milhões, financiados pelo Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata)

 

central semafórica

criciúma

semáforo

Branding Imagem