Branding Imagem
Branding Imagem

SGT ALEXANDRE DA ROSA

O riomainense e a sua nova vizinhança

Ao realizarmos as rondas do programa Rede de Vizinhos, da Polícia Militar, percebemos o quanto o distrito está crescendo. Existe a expectativa de que nos próximos anos, cerca de 6 mil pessoas migrem para cá. Parte desse desenvolvimento repentino está muito ligado, sobretudo, a imagem positiva que se criou ao longo dos tempos: "de um lugar tranquilo, acolhedor e de gente trabalhadora". Soma-se a isso, também, o valor exorbitante dos preços dos imóveis situados na área central de nossa cidade, o metro quadrado tão caro, quanto o da badalada Beverly Hills.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

Podemos afirmar com propriedade que o Rio Maina tem a sua identidade! Entretanto, como diria Juliano Seberino Martins: “é preciso planejar para não se incomodar”.

O advogado que recentemente palestrou para os membros do Rotary Club do Rio Maina chamou atenção de pontos importantes no tocante aos lançamentos de novos empreendimentos. Questionamentos que nos induziram a fazermos algumas reflexões sobre os impactos causados por essa nova vizinhança, tais como: antes de lançar a obra, houve consulta pública junto aos moradores locais? As escolas ou unidades de saúde estão preparadas para receber a chegada desse novo contingente? O saneamento básico e o sistema energético suportarão essa grande demanda? Ou teremos novos apagões e racionamento de água? E o trânsito, que já é caótico, poderá piorar?

Pois bem, há quem diga que o plano diretor deva também ser revisto.

Nossa preocupação se dá pelo fato de que novos condomínios estão sendo construídos e/ou planejados nos seguintes bairros: Laranjinha, Vilas Floresta I e II, Vila Francesa, Vila Macarini, Vila Visconde, Vila Zuleima e Wosocris. Além disso, temos também a preocupação com as duas rodovias estaduais que, ao cortar o distrito, fazem aumentar ainda mais a desordem no trânsito, seja pelo elevado número de veículos pequenos ou de caminhões pesados.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

Precisamos não somente de planejamento, mas acima de tudo, de profissionais que verdadeiramente entendam do assunto. Existem cidades do porte de Criciúma, em diferentes regiões do planeta, que podem servir de parâmetro. Os bons exemplos precisam ser seguidos, independente se do outro lado exista o gestor de uma cidade que seja filiado ao partido A ou B.

No mundo moderno, o tempo voa, as coisas acontecem como num piscar de olhos. Nesse mesmo lugar, as pessoas clamam por inovações que facilitem as suas vidas e a de seus descendentes. Isso é fato, como também a falta de planejamento!
Estamos diante de uma geração cada vez mais conectada e/ou internetizada, o que nos faz diariamente refletir sobre o verdadeiro sentido de nossa existência: nascer, crescer e morrer. Sobretudo porque entre a primeira e a última fase da vida, existe o VIVER.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

Desejamos qualidade de vida de excelência, pois quão maravilhoso é poder desfrutar do néctar da juventude, ainda que saibamos que as limitações da velhice seja algo previsível. Que consigamos viver intensamente na Criciúma que está por vir!

empreendimentos imobiliários

plano diretor

prédios

qualidade de vida

rio maina

trânsito

Branding Imagem