Entrega da UPA 24h Dalbí José Sebastiana acontecerá neste sábado (15), às 10h
Uma nova história na saúde do bairro Boa Vista. Neste sábado (15), o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Dalbí José Sebastiana, a terceira do município. A reforma e ampliação do antigo espaço marcará a integração da UPA com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A solenidade acontecerá às 10h, no novo espaço, localizado na rua Tangará, no bairro Boa Vista.
“A inauguração da UPA 24h Dalbí José Sebastiana representa um marco na gestão e na história da saúde pública de Criciúma. Com esse novo espaço, que integra a UBS, estamos ampliando e qualificando o atendimento à população, proporcionando um serviço mais ágil, eficiente e humanizando, melhorando não apenas a qualidade de vida dos moradores do bairro Boa Vista, mas de todos os criciumenses”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
A UPA 24h Dalbí José Sebastiana está situada em uma área de 6.186.17 m², com 939.88 m² de área construída. O investimento total para as obras de reforma e ampliação do espaço foi de R$ 650 mil, proveniente de recursos da prefeitura. Durante a solenidade de inauguração, será realizada, ainda, a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma sala de raio-X, com recursos viabilizados pela deputada federal Júlia Zanatta.
Os serviços da UPA serão administrados pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), sendo que o local realizará atendimentos de urgência e emergência durante 24h, de forma ininterrupta, durante os sete dias da semana. A estrutura contará com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos, higienizadores, agentes de manutenção e vigilância e coordenador.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, assim como as UPAs do distrito do Rio Maina e do bairro Próspera, a UPA do bairro Boa Vista ofertará os seguintes serviços: classificação de risco, atendimentos médicos e de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites), Covid-19 e dengue. Além disso, a unidade fornecerá retaguarda para os atendimentos de urgência das UBSs, realizando consultas médicas em regime de pronto atendimento.
“O município de Criciúma tem investido em uma saúde de qualidade e ampliando o acesso para toda a população, atendendo as demandas da comunidade. Na UPA 24h Dalbí José Sebastiana, esperamos alcançar, em média, aproximadamente 5 mil atendimentos por mês, diminuindo a demanda nas UPAs do Rio Maina e da Próspera”, afirmou o secretário.
Já a UBS Boa Vista será administrada pela Prefeitura de Criciúma e funcionará das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia, de segunda-feira a sexta-feira. A unidade contará com os seguintes serviços: consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, salas de vacinação, que funcionarão de segunda-feira a sábado, farmácia para dispensação de medicamentos e serviços de educação em saúde. Serão beneficiados mais de 5 mil usuários cadastrados, dos bairros Boa Vista, São Francisco e Vila Floresta.
Dalbí José Sebastiana
Nascido em Criciúma no dia 21 de março de 1950, Dalbí José Sebastiana iniciou suas atividades na cidade como mineiro. Aos 19 anos se casou com Sara Maria de Oliveira Sebastiana. Juntos, construíram sua família e estabeleceram moradia no bairro Boa Vista. Dalbí também foi vereador de Criciúma em 2004 e participou ativamente de eventos que contribuíram para desenvolvimento das comunidades. Após lutar contra uma doença de cardiopatia, Dalbí faleceu no dia 4 de março de 2014, deixando seu legado nos bairros Boa Vista e São Francisco.