A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, lançou, em solenidade realizada no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, a campanha “Sua Esmola Mantém Ele na Rua”. A iniciativa tem como propósito orientar a população sobre os riscos de dar esmolas para quem está em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com a Polícia Militar e a Câmera Municipal de Criciúma, a iniciativa possibilita a conscientização das pessoas sobre a maneira adequada de lidar com essas situações, informando os locais onde o município de Criciúma promove apoio e assistência à população em situação de rua.
“Nós carregamos esse desejo de ajudar as pessoas. Mas, não podemos alimentar falsas esperanças. Não devemos dar esmolas. Precisamos dar futuro para os pedintes. Nós temos programas e condições para ajudar essas pessoas, como encaminhá-las para os equipamentos públicos que nós temos, porque aí, sim, nós possibilitaremos para cada uma delas um futuro melhor”, pontua o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
A campanha visa uma divulgação com a distribuição de materiais informativos nas sinaleiras, assim como a criação de placas de conscientização. “Nós temos a nossa equipe de abordagem social, que atua 24 horas, de segunda-feira a segunda-feira. Por que a gente diz que não tem que dar esmolas? Porque nós temos os serviços ofertados pela prefeitura. Nós disponibilizamos a Central do Emprego, que encaminha as pessoas ao mercado de trabalho, proporcionando dignidade a elas. Nós encaminhamos, também, as pessoas em situação de vulnerabilidade social para o Centro Pop, que tem uma equipe capacitada para atendê-las. Oferecemos todo o apoio para elas”, explica o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira.
Locais de assistência e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop): é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Fica localizado na rua Martinho Lutero, 179-325. Serve café da manhã e dispõe de vestuários, sanitários, higiene pessoal, local para armazenamento de pertences e emissão de documentos.
República: funciona todos os dias da semana, 24 horas. A estrutura localizada na rua Giácomo Sônego Neto, 415, no bairro Pinheirinho, tem capacidade para atender 40 pessoas, possuindo dormitórios, refeições e higiene pessoa à disposição dos usuários.
Central do Emprego: está localizada na Galeria do Terminal Central, Sala 16, e é um serviço que auxilia no encaminhamento ao mercado de trabalho. As pessoas também podem obter informações sobre as vagas disponíveis e cadastrar o currículo pelo site empregos.criciuma.sc.gov.br.
Serviço de Abordagem Social: os educadores circulam pelas ruas da cidade, orientando a população em situação de rua sobre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação.