A escola de educação infantil, é um espaço de preparação, capacitação e encantamento, e visa formar as crianças como cidadãs, ampliar seus horizontes e mediar o conhecimento de forma doce e mágica, permitindo que os pequenos tenham um olhar de carinho pela educação.
Pensando desta forma, as educadoras do CEI Afasc Beato Aníbal Maria di Frância está desenvolvendo o projeto “A cidade onde Nasci, A Cidade onde quero Crescer”, que tem a finalidade de proporcionar a valorização da história, demonstrando amor, carinho e respeito pela cidade de Criciúma.
Temas como futebol, o carvão, etnias colonizadoras, gastronomia, entre outros assuntos, encantaram, aguçaram e trouxeram a paixão pela cidade nas crianças.
Conforme a diretora da creche, Giorgiana Cunha, as atividades propostas estão voltadas ao tema e são elaboradas minuciosamente, valorizando todas as possibilidades. “Esse tema tem a função de mostrar as nossas crianças que podemos e devemos reconhecer o lugar onde vivemos e assim valorizar nossa origem, respeitando a beleza do município e seus recursos naturais.
Com todo esse conhecimento, as crianças estão aprendendo mais sobre sua própria cultura, já que muitas crianças não tem o hábito de sair de seus bairros de origem. Aprender sobre a nossa cidade está sendo mágico, pois é nela que vivemos e nós enquanto profissionais de educação buscamos formar cidadãos de bem”, ressalta.