O saldo líquido de empregos foi positivo em Santa Catarina no mês de abril, revelaram os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho agora em maio. Foram 7.012 postos formais de trabalho abertos. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Novo Caged, analisados pela Diretoria Planejamento Estratégico – SEPLAN.
No estado, os maiores resultados na geração de empregos ocorreram nos municípios de Joinville (saldo de 1.156 postos), Itajaí (803) e Chapecó (531).
“Os resultados vêm mostrando acertos como, por exemplo, uma secretaria específica para os setores de indústria, comércio e serviço. São vocações naturais do estado que precisam de atenção para seguir gerando emprego e renda”, avaliou o governador Jorginho Mello.
No município do Norte, no grupamento de serviços foi onde se concentraram quase metade dos postos gerados no mês (605). Em Itajaí, os serviços concentram a maior parte dos empregos (513) e no Oeste, a indústria foi onde registrou a maior participação (201), mas seguido de perto também pelos serviços (187).
Por sua vez, em números absolutos, os piores resultados ocorreram em São Joaquim (-417), Bombinhas (-256) e Lebon Régis (-168 postos).
O resultado decorreu da diferença entre 119.009 admissões e 111.997 demissões. Comparativamente a outras unidades da federação, Santa Catarina apresentou o oitavo maior nível de abertura de postos no mês. O Brasil, como um todo, apresentou um saldo positivo de 180.005 postos.