Branding Imagem

GERAL

SAÚDE

Saúde: como se prevenir de acidentes com animais peçonhentos e venenosos

Animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno e o inoculam através de estruturas de seu próprio corpo (como cauda com ferrão, presas, quelíceras, etc.), representando um grave risco à saúde pública e, por isso, a população deve ficar atenta aos cuidados. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Criciúma, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), conta com estrutura física e técnica para execução de atividades, ações e estratégias referentes à vigilância, prevenção e controle de zoonoses e acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, considerados de relevância à saúde pública.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

“São considerados doenças e agravos de relevância à saúde pública apenas aqueles que não possuem um tratamento específico, vacinas e outras medidas eficazes de prevenção ou que resultem em um quadro grave da doença, muitas vezes evoluindo para o óbito ou deixando sequelas”, salienta a médica veterinária do CCZ, Mayara Vieira Tizatto. Sendo assim, os monitoramentos realizados são fundamentais para a detecção e intervenção precoces, a fim de evitar a disseminação das enfermidades.

Os animais considerados de relevância para a saúde pública, podem ser: vertebrados, como cães, gatos, morcegos, roedores, pombos e macacos e os invertebrados, a exemplo dos mosquitos, que são os responsáveis pelo maior número de óbitos em humanos, os carrapatos, barbeiros e animais peçonhentos e venenosos (escorpiões, aranhas e lagartas).

O trabalho do CCZ com algumas espécies de animais peçonhentos e venenosos envolve a busca ativa dessas espécies nos locais denunciados, fazendo a captura e envio de amostras para identificação do exemplar, bem como orientações para o controle de sua proliferação e a prevenção de acidentes.

Em Criciúma, já foram identificados dois focos do escorpião amarelo (Tytius serrulatus), no qual os profissionais acreditam terem sido eliminados, pois o último foco foi encontrado há mais de seis meses. Já foi registrada a presença de lagartas na região, no entanto, a espécie que se deve tomar um cuidado especial é a pertencente ao gênero Lonomia sp. Ainda, há três tipos de aranhas que são de importância para a saúde pública: viúva negra, armadeira e aranha marrom.

Cuidados e prevenção de acidentes

Para evitar acidentes com os animais peçonhentos e venenosos, devem ser usados calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem, examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las, afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários, não acumular entulhos e materiais de construção, limpar regularmente móveis, cortinas, quadros e cantos de paredes, vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés.

Além disso, devem ser utilizadas telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos; manter limpos os locais próximos das casas; evitar plantas do tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada e limpar terrenos baldios.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

Denúncias da presença de animais peçonhentos (escorpiões) ou venenosos (lagartas) podem ser feitas pelo número 156 da Ouvidoria da Prefeitura de Criciúma. Assim que o processo for recebido, a equipe do CCZ entra em contato para agendar uma visita. Em caso de acidente com esses animais, os serviços de saúde devem ser procurados imediatamente e, se possível, levar o animal em um vidro ou tirar uma foto para facilitar a identificação e direcionar o tratamento.

animais peçonhentos

aranha

centro de zoonoses

cobras