Branding Imagem

TATIANE MACARINI

Tudo bem! Será?

Olá! Tudo bem com você? É muito comum fazermos e/ou respondermos essa pergunta no nosso dia a dia! Faz parte da nossa cultura e dos nossos hábitos ao cumprimentar alguém, seja pelo meio eletrônico ou pessoalmente. Mas você costuma responder com sinceridade a essa questão? Geralmente, respondemos que estamos bem, mesmo que essa não seja a verdadeira resposta, porém, é óbvio que não saímos por aí abrindo nossos sentimentos e histórias para todo mundo, e, por isso, respondemos, na maioria das vezes, que está tudo bem. E não tem nada de errado nisso.

Mas...você consegue avaliar sua saúde mental? Quando estamos com uma dor física, identificamos mais facilmente os sinais, porque quando é forte ou persistente, procuramos por serviços de saúde e, a partir de um diagnóstico, tratamos a dor.

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, pois os dois estão interligados e quando não estamos emocionalmente bem, o corpo dá sinais disso e vice-versa. Não precisamos adoecer para procurar ajuda profissional. Assim, como quando acordamos, escovamos os dentes, arrumamos o cabelo, também precisamos adotar a prática de cuidar do nosso interior. Hoje em dia, existem aplicativos, inclusive que orientam através de tutorial, a prática da meditação, uma atividade simples, que, não depende exclusivamente de ter um profissional para fazê-lo.

Para ajudar, selecionei algumas mas dicas para cuidar da saúde emocional.

São atitudes simples e que independem da situação financeira.  Comece  listando mentalmente, ou escreva sobre as coisas que você gosta de fazer e deixou de fazer por algum motivo. Agora enumere por prioridades, qual dessas coisas, você poderá voltar a fazer neste momento. Outra dica legal, é dar um tempo nas redes sociais, procure amigos, fale como se sente, comemore as pequenas conquistas, decore a sua mesa, seu quarto com coisas que te inspiram, seja grato, foque nas soluções, porque os problemas e dificuldades existem para todos, procure praticar exercícios físicos, mude o caminho do trabalho, ajude alguém, faça o bem e claro, coloque-se no topo das prioridades

Se possível, procure um psicoterapeuta, e não somente para a cura, mas especialmente, para a prevenção e desenvolvimento de nossa inteligência emocional. Muitas pessoas confundem o papel do psicólogo, achando que só vai a terapia quem está muito doente, porém, investir na saúde mental, é um ato de amor a si mesmo. O sistema único de saúde, oferece também, o profissional de psicologia a população. Se você está passando por um momento difícil, peça ajuda. Há situações na vida que são delicadas demais, e cada um de nós, reage de maneira diferente para cada situação. O importante é saber que podemos desenvolver resiliência para cada situação.

No Brasil, durante o ano todo acontecem ações e debates de discussões sobre a prevenção aos transtornos mentais e o suicídio. Porém, este mês especialmente, contemplamos a campanha setembro amarelo, com o objetivo de  prevenir o suicídio e fortalecer os espaços de discussões sobre o tema.

Saúde mental, é também, a capacidade em entender como as emoções impactam no seu comportamento, ações e relacionamentos. Para atingir o autocontrole, é fundamental que o corpo e a mente encontrem o equilíbrio. Cuide-se BEM!!!