A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Criciúma atendeu 300 pacientes nesse fim de semana no distrito do Rio Maina. A unidade foi inaugurada na última sexta-feira, dia 18, e está localizada na rua Santos Uggioni. O investimento foi de mais de R$ 2 milhões. A abertura oficial contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, os atendimentos iniciaram às 16 horas de sexta-feira. “Atendemos cerca de 300 pessoas nesse fim de semana. Ao mês, devemos atender 9 mil pessoas, com isso, diminuir a demanda da unidade da Próspera”, comentou.
A unidade atende urgência e emergência sem a necessidade de agendamentos. Os serviços de odontologia estão disponíveis das 6 às 24 horas. Além disso, a unidade conta com raio-x e colocação de gesso, eletrocardiograma e exames laboratoriais. A partir do dia 14 de março, podem ser realizadas, ainda, aproximadamente 400 pequenas cirurgias por mês. O Instituto Maria Schmitt (IMAS) é a empresa que administra a unidade, pois apresentou a melhor proposta durante o processo licitatório.
A UPA conta com três médicos clínicos gerais, um técnico de gesso, um técnico de raio-x, quatro técnicos de enfermagem, três enfermeiros, um gerente de enfermagem, um diretor, um auxiliar de saúde bucal, um dentista, uma farmacêutica, além de serviços gerais, vigia, recepcionistas, RH, financeiro e serviço social, serviços de manutenção e informática e auxiliares de almoxarifado.