Em evento realizado na sede da entidade nesta segunda-feira, 28, a nova diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) foi empossada oficialmente, para a gestão 2022-2024. Ao assumir a presidência, Valcir José Zanette reforçou os compromissos da Acic em trabalhar pelo desenvolvimento econômico, político, social e cultural de Criciúma e região, representando e prestando serviços aos associados e meio empresarial.
“Com a parceria do empresariado e da comunidade, caminharemos com foco no crescimento de todos. Compreendemos a importância da união e do entendimento entre o setor produtivo, as universidades e a administração pública. Acreditamos que os objetivos e estratégias em comum devem estar bem definidos e refletir em significativos avanços”, enaltece o presidente empossado.
A diretoria conta com o vice-presidente Gilberto Francisco Hobold, a secretária Silvane da Rosa Cardoso Citadin, o tesoureiro Caio Cesar Rodrigues Binotti e mais 17 diretores. “Os membros da diretoria estão envolvidos em cada um dos eixos trabalhados, discutindo e definindo ações. Abraçaram a ideia com fervor e dedicação. Realizaremos um trabalho em conjunto que deve refletir em importantes resultados”, projeta Zanette.
O presidente explica que iniciativas como programas e premiações terão continuidade e, além da sequência de projetos já existentes, serão trabalhados eixos específicos, contemplando educação; mercado internacional; desenvolvimento das micro e pequenas empresas; inovação e tecnologia; estratégia de negócios (retenção, desenvolvimento e busca de novas empresas); infraestrutura; relacionamento institucional; entre outros.
“Com responsabilidade e comprometimento, será dada continuidade a um trabalho competente, ético, honesto e transparente, tão bem desempenhado pelo presidente Moacir Dagostin, que encerra seu mandato, e os presidentes que o antecederam”, ressalta.
Despedida
Ao despedir-se do cargo que ocupou por quatro anos, Dagostin salientou as conquistas obtidas nesse período, iniciando pela viabilização do Centro de Inovação da Região Carbonífera. Também recordou os desafios enfrentados em decorrência do coronavírus e o protagonismo assumido pela entidade no momento de crise.
“Em meio à pandemia, a Acic enfrentou as transformações e esteve ao lado da classe empresarial, defendendo, apoiando, orientando, ajudando. Tivemos que nos empenhar e somar esforços com outras entidades numa forte e rápida adaptação. O setor produtivo se reinventou, adaptando seus negócios à digitalização das operações e processos. Encontrou novas formas de atuar, usando a criatividade e a inovação para manter-se no mercado”, enfatizou.
Agradecendo o apoio recebido durante sua gestão, Dagostin, que passa à presidência do Conselho Superior da Acic, desejou à nova diretoria que tenha sucesso nessa missão assumida junto à entidade e à comunidade.
Importância da Acic
Autoridades presentes à posse destacaram a importância da atuação da Acic no apoio ao empresariado e na defesa das demandas da região. “A Acic tem sido uma grande parceira do Estado nos projetos de infraestrutura e essa parceria vai continuar. O Estado tem grandes projetos para a região, reafirmando o compromisso com a infraestrutura como um fator de desenvolvimento”, pontuou o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.
“A Acic é uma entidade representativa, forte, dinâmica, necessária, parceira do município e tem um papel importante no desenvolvimento de Criciúma e região”, declarou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
“Em 77 anos, a Acic tem prestado relevantes serviços à sociedade e aos associados. Essa posição de destaque é fruto de muito trabalho e dedicação. Para nós, a Acic é um exemplo de associação independente, líder, inspiradora e bem gerida”, resumiu o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, que em homenagem à nova diretoria entregou uma placa ao presidente Valcir José Zanette.
Palestra
Convidado a palestrar no evento de posse, o diretor de Operações da Divisão Automotiva da Schulz S.A, Bruno Luis Ferrari Salmeron, abordou o tema “Governança em Família: da fundação à sucessão”.
“As gerações pensam de maneira diferente e o que fazer para garantir a longevidade das empresas familiares? O sucesso passa pelo desenvolvimento dos talentos, treinar para transformar os acionistas em responsáveis, ativos e criadores de riquezas. As famílias que conseguem manter a longevidade começam cedo a preparar o sucessor, uma preparação que dura entre dez e 15 anos”, apontou Salmeron.
Compõem a nova diretoria da Acic os empresários:
Valcir José Zanette – Presidente
Gilberto Francisco Hobold – Vice-presidente
Silvane da Rosa Cardoso Citadin – Secretária
Caio César Rodrigues Binotti – Tesoureiro
Diretores
Ailton Schuelter
Aldo de Souza Garcia
André Luciano Zanette
Andrea Gazola Salvalággio
Carlos Antônio Ferreira
Edmilson Zanatta
Érico Bez Fontana
Gabriel Nuernberg Damiani
Graziela da Silva Branco
Humberto Marcon Fascin
Indianara Reynaud Toreti
Leandro Eufrásio Teixeira
Mauro Cesar Sônego
Otmar Josef Müller
Renan Grijó Búrigo
Renato Ferreira Costa
Thayni da Silva Librelato