Os vereadores mirins da Câmara Municipal de Criciúma estiveram no Museu de Zoologia Prof.ª Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). E foi a própria professora que dá nome ao local quem guiou a visita dos jovens parlamentares.
Para ela, despertar a curiosidade dos pequenos é estimular o conhecimento, que é a melhor arma para a preservação da vida animal. “E eles vão levar tudo o que viram e aprenderam aqui para a atividade legislativa”, exemplifica Morgana.
Já o presidente da câmara, Salésio Lima (PSD), ainda complementa que podem surgir ótimas ideias para a elaboração de propostas - projetos de lei, requerimentos, indicações - que defendam ainda mais a fauna da Região Carbonífera. “Além disso, levarão todo o conhecimento adquirido para o dia a dia”, prevê o presidente.
O museu fundado em 2002 para ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural, é vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), a qual está ligada a Pró-Reitoria Acadêmica (Proacad). É um espaço interdisciplinar que tem o compromisso de desenvolver ações de extensão com a comunidade.